Páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

Ribeirão Preto chega a 4.880 casos de dengue no ano.

RIBEIRÃO PRETO - A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto confirmou nesta quarta-feira, 23, mais 1.295 casos de dengue. A cidade totaliza 4.880 casos da doença neste ano. As ocorrências positivas ocorreram: 970 em janeiro, 2.942 em fevereiro e 968 em março. Um dos casos confirmados é de uma morte, ocorrida no final de janeiro: a vítima foi a auxiliar de enfermagem Flávia Patrícia Quirino, de 36 anos. A morte foi por dengue clássica, mas em decorrência de complicações. Ribeirão Preto registrou em 2010 a sua pior epidemia de dengue, com cerca de 30 mil casos - nove pessoas morreram, cinco delas com o quadro hemorrágico.

Dengue x escola

A dengue se alastrou pelo País nos últimos anos, com epidemias e mortes em várias cidades. Para tentar descobrir se existe algum impacto da saúde no desempenho escolar, com alunos da quarta série do ensino fundamental (quinto ano, atualmente), a dengue foi escolhida com uma variável no estudo feito por Daniel de Araújo Roland, da Faculdade de Economia e Administração (FEA), da Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto. "Os dados usados não são os mais adequados, mas, apesar do resultado não conclusivo, o estudo apontou um forte impacto negativo da dengue no desempenho escolar", resume Roland, que se tornou em fevereiro deste ano mestre em Ciências, na área de Economia Aplicada, pela FEA.

O estudo, intitulado O efeito da saúde sobre o desempenho escolar, demorou cerca de um ano e meio. Segundo Roland, esse tipo de estudo é comum nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França e até na Índia. Mas no Brasil alguns dados sobre educação surgiram somente na última década, como a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Informações da Prova Brasil de 2005 e 2007 e indicadores do banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) de 2004 e 2005 foram usados por Roland nesse estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário