A Universidade Federal Fluminense (UFF) começou, nesta terça-feira (18), a oferecer gratuitamente às prefeituras um sistema de alerta para situações de catástrofe . O software é baseado no mecanismo de envio de mensagens curtas (SMS) juntamente com técnicas de georreferenciamento de dados.
O sistema, chamado SMSalva-vidas, consiste no cadastramento do máximo de pessoas de uma localidade, com endereço e telefone celular respectivos, georreferenciados em um mapa do município. A partir desses dados, o poder público pode marcar as regiões segundo os graus de risco - intermediário, iminente ou provável - e, por exemplo, enviar informações do tipo 'chuva perigosa' ou 'evacuar imediatamente', de acordo com as informações recebidas dos institutos de meteorologia, Defesa Civil e outros.
As pessoas cadastradas receberão imediatamente esses dados e, assim, a informação poderá ser rapidamente disseminada entre a população.
As prefeituras interessadas devem entrar em contato com Leonor Faria ou Márcia Dacache, pelo telefone (21) 2629-5098 e (21) 2629-5098 ou pelos e-mails leonor@proppi.uff.br e mdacache@proppi.uff.br, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário