
Além de perdas humanas e materiais, as chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro trazem outro risco para a população: a leptospirose. Causada por uma bactéria presente na urina de animais, principalmente ratos, a doença pode levar a morte é comum em situações de enchente. A pesquisadora Ilana Teruszkin Balassiano, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), aponta os cuidados que devem ser tomados pela população, ressalta a importância de higienizar bem pernas e pés e alerta que o risco da doença está presente tanto em áreas urbanas quanto em regiões afastadas de grandes centros.
A leptospirose é causada por bactérias do gênero Leptospira, presente na urina do rato, muito comum em esgotos de grandes cidades. No entanto, Ilana explica que ela também é excretada por outros animais, como bois, porcos e cachorros. “Por isso, em uma situação de enchente, a leptospirose continua a representar risco para a população, mesmo em áreas menos urbanizadas”, afirma a especialista do Laboratório de Zoonoses Bacterianas do IOC, que atua como Referência Nacional para Leptospirose junto ao Ministério da Saúde e é reconhecido desde 2008 como Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o agravo.
fonte:www.fiocruz.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO Jardim Pantanal, comunidade localizada na zona leste de São Paulo que sofreu muito com as enchentes no primeiro semestre, está novamente vivendo está situação de horror. Com as fortes chuvas da semana que passou, famílias mais uma vez perderam tudo que tinham com as enchentes. A clara falta de uma assistência da prefeitura, que não apresentou a comunidade nenhuma solução, e que poderia ter evitado esse desastre, teve agora o seu resultado. A necessidade foi o que levou aquelas pessoas a habitarem aquele local, e no entanto, nem isso lhes foi permitido. EDSON MTST - DF
ResponderExcluir