O Quantum GIS (QGIS) tem conquistado um significativo espaço como principal software Desktop GIS em inúmeros projetos no Brasil e no mundo. Esta dica visa ajudar àqueles que estão, por assim dizer, “em cima do muro” sobre a viabilidade de utilizar este programa em ambiente de produção a tirar suas dúvidas. Abordaremos aqui cinco razões para começar a usar o programa. Você verá que estes motivos, embora sejam básicos, são muito fortes.
MOTIVOS PARA UTILIZAR SOFTWARES LIVRES
Aqui em nosso site sempre procuramos mostrar motivos válidos para a adoção de softwares livres para Geoprocessamento, nos mais diversos campos de atividade. São exemplos de matérias publicadas sobre o tema:
Também já comentei em outras matérias sobre motivos específicos para se valorizar a utilização de programas como o i3Geo (Parte 1 e Parte 2) e o Kosmo SIG.
Mas e o Quantum GIS? Que razões temos para utilizar esse programa?
RAZÕES PARA UTILIZAR O QUANTUM GIS
Quais seriam cinco motivos para começarmos a empregar o Quantum GIS em nossos projetos?
Veja a lista:
- O QGIS é gratuito;
- É um software multiplataforma;
- O uso de programas open source para SIG tem crescido;
- Há suporte internacional;
- Diferencial para sua empregabilidade.
Gostaria de obter mais detalhes sobre cada um destes tópicos? Então recomendo que leia a matéria Cinco Razões para Começar a Usar o QGIS, publicada nas páginas 44 até 47 da edição 6 da Revista FOSSGIS Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário